-
Arquitetos: Arte Charpentier
- Área: 21500 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Christophe Valtin
-
Fabricantes: AGC, AGROB BUCHTAL, Amourcoat, CLAREO LIGHTING, HLU, Hydro Extrusions, Interface, Klh- Lignatec, MALERBA, Otis Lift, Weisrock Vosges, iGuzzini Lighting
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no Plateau de Saclay, pólo científico de renome internacional, o novo centro de Pesquisa e Inovação do grupo Danone, com certificado Edifício de Baixo Carbono, otimiza a qualidade de vida no trabalho e permite desenvolver, testar e incubar inovações futuras.
Arquitetonicamente, In'Cube incorpora o encontro singular de duas visões: a do grupo Danone, comprometido internacionalmente com a inovação, a saúde através da alimentação, sustentabilidade ambiental e busca de melhor qualidade de vida e trabalho; e a da agência Arte Charpentier, que soube espacializar essa visão integrando uma reflexão aprofundada sobre os aspectos técnicos e normativos, sobre a hibridização das estruturas, sustentabilidade de materiais, reuso e a economia circular para produzir uma arquitetura ecologicamente responsável e criativa.
Este novo centro de Pesquisa e Inovação abriga as equipes internacionais da Danone especializadas em ciências da vida, nutrição, experiência do consumidor, projetos piloto e design de produtos - totalizando mais de 600 pessoas - com a ambição de liderar a futura revolução agroalimentar, promovendo colaborações com Startups de “Food Tech” e acelerar a inovação junto aos consumidores e parceiros no campo da alimentação e saúde.
In'Cube é inteiramente projetado para facilitar e desenvolver novos métodos e formas de trabalhar no epicentro da Pesquisa e Inovação. In'Cube está em simbiose com seu ecossistema de fornecedores, start-ups e consumidores e assume os desafios da alimentação com o ambiente universitário de nível internacional situada no campus Paris-Saclay.
A arquitetura do edifício oferece transparência desde o espaço público, revelando todo o processo industrial, a microfábrica e as atividades que ocorrem ali. Com 24 metros de altura, o In’Cube encaixa-se perfeitamente em seu terreno retangular de 90 metros de comprimento por 75 metros de largura.
A sua particularidade em forma de um "U" implantada em redor de uma praça iluminada, coberta por uma cobertura em “sheds” que proporciona uma iluminação zenital e onde a madeira está omnipresente. Esta praça saliente oferece vistas excepcionais, que enquadram a paisagem circundante. As circulações em redor da Praça são verdadeiros catalisadores, distribuindo as instalações e permitindo uma visão geral das atividades praticadas.
O aproveitamento dos recursos naturais, juntamente com o trabalho sobre a vegetação, gestão de águas pluviais e painéis fotovoltaicos, contribui para um impacto positivo na cidade.
A ambição é realizar um centro de excelência amplamente ligado ao mundo e exemplar no registo de edifício de Baixo Carbono, nomeadamente pela utilização omnipresente da madeira e outros materiais de baixo impacto ambiental e a utilização das energias renováveis através da instalação de painéis fotovoltaicos na cobertura e na fachada.